Confissões de um coração rebelde…

Bem pessoal, uma das coisas que acho mais fascinantes é o plano espiritual e suas manifestações. Até então não tinha postado nada sobre esses assuntos, mas vou começar a colocar uma série de textos interessantes sobre o mundo espiritual e os fenômenos ligados a ele. Pra começar, vou colocar um texto que explica um pouco mais sobre FVE (Fenômeno de Voz eletrônica) que consiste em espiritos que conseguem se manifestar utilizando sua energia através de gravações de audio e vídeo. Espero que gostem!

 

O que é o fenômeno da voz eletrônica

A FVE é a gravação de vozes do outro mundo em fitas cassete, gravadores de rolo e outros equipamentos de gravação. Uma expressão mais recente para o fenômeno,transcomunicação instrumental (TCI), se refere especificamente à maneira pela qual as vozes são gravadas usando tecnologia.

Muitas das pessoas que gravam regularmente essas vozes dizem que elas são de espíritos: vozes de homens, mulheres e crianças que morreram e tentam se comunicar do além-túmulo. Como os espíritos não possuem mais um corpo com cordas vocais, eles não podem realmente “falar”. Em vez disso, diz a teoria, eles usam sua energia para manipular eletronicamente o som de uma forma que se assemelha à voz falada.

As vozes raramente são ouvidas durante a gravação, mas somente durante a reprodução. Elas podem ser faladas tão baixo que mal podem ser ouvidas, ou tão distorcidas que precisam ser ouvidas várias vezes para se determinar seu significado. As palavras podem estar em qualquer idioma, e até mesmo estar em uma combinação de idiomas (chamada poliglota). Às vezes, a voz responde a perguntas ou se dirige diretamente ao pesquisador. Ela pode chamar a pessoa pelo nome ou mencionar algo muito pessoal para o pesquisador. Algumas vezes, a voz soa como se estivesse cantando.

Os pesquisadores classificam as gravações com base em sua audibilidade:

classe A – as vozes estão muito claras e facilmente compreensíveis;

classe B – as vozes são razoavelmente altas e claras e algumas vezes audíveis sem fones de ouvido;

classe C – as vozes são faladas muito baixo e freqüentemente indecifráveis.

Independentemente de quão clara é a gravação, as vozes raramente falam por mais de uns poucos segundos de cada vez. Os pesquisadores gastam horas ouvindo várias vezes para decifrar o significado por trás de apenas alguns segundos de som.

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/fenomeno-da-voz-eletronica-fve1.htm

Comentários em: "FVE – Fenômeno de Voz Eletrônica" (13)

  1. Sou facinado por este assunto, conheci mais profundo quando assisti os extras do dvd “vozes do álem (white noise)”. Acho que chamam de EVP, estudo estas coisas estranhas “sem explicação”. Ótimo post, alías gosto deste assunto pois tive uma experiência assim quando gravei naqueles gravadores de “detetive”, eu narrava uma história de terror (praticamente invocando o que eu não devia), quando eu e meu amigo ouvimos a “fitinha”, equanto ouviamos a narração “á la Zé do caixão, mas quando estava na parte em que eu dizia; “e ele se levantou do seu túmulo, e caminhou sobre a terra molhada…” uma risada macabra dominou a fita, só estavamos eu e este amigo, as risadas eram proxima a minha voz, mas ao mesmo tempo em que eu falava !!! A fita foi queimada, este amigo caiu em “oração” e eu fiquei perplexo… teve outras vezes também, mas não mais evidênte que esta citada acima, o ocorrido foi em 2004.

    Abraços…

  2. rebelheartbr disse:

    Eu acho realmente fascinante Fabinho… Acho incrível as formas com que os espíritos encontram para poder se comunicar com aqueles que ficaram por aqui…
    Minha família toda é espírita, mas eu particularmente tenho minha própria maneira de ver as coisas…
    Tb assisti “Vozes do Alem” e adorei. Quero ver “luzes do Alem” agora…
    Já tive várias experiências de contato com esse tipo de energia, ja vi e senti algumas vezes, é bem interessante.
    Outra forma de manifestação de energia espiritual que eu acho muito bacana são espíritos que aparecem em fotografias…

    abçs

  3. Ixi… assistiu “Shutter” ??? ou “Espíritos” ??? retrata isso.

  4. Oi, Fábio. Que legal vc ter usado o conteúdo do artigo do HSW como fonte do seu post. É bom saber que eles estão sendo úteis e agregando conhecimento! Cheguei no seu blog justamente buscando por blogs que têm citado o site. Sempre verificamos onde, quando e como o HowStuffWorks aparece por aí. Quandop precisar e se precisar de mais informações, é só me escrever. Aqui na agência Edelman fazemos esse trabalho online pra eles. Abraços!
    ps: esse fenômeno da voz eletrônico é interessante

  5. rebelheartbr disse:

    Oi Clarissa, na verdade esse blog é meu! 🙂

    Mas realmente gostei muito do conteúdo do site HSW…

    Fabinho, eu tenho o Shutter, aliás, amei esse filme… tenho a versão original (tailandês).
    Sempre gostei desse tipo de assunto, ainda mais por ter uma certa “sensibilidade” pra sentir e enxergar as coisas…
    Teve uma vez por exemplo, em que eu estava em casa, meu quarto é o último, eu tava vendo tv com a Janela aberta, olhei pra fora e vi uma mulher de cabelos pretos, vestida de branco indo em direção a casa da minha vizinha. Minha vizinha é uma senhora bem de idade que ja não morava mais ali, quem ficava ali agora era seu filho. Logo depois que vi essa mulher, comentei com minha mãe e descobrimos que a nossa vizinha estava ali na casa do filho fazendo uma visita. Nada me tira da cabeça que o espirito que eu vi era alguem que protegia essa senhora…
    Legal né?

    beijos

  6. Ehehe, confundi as bolas! 😛

  7. Boa noite,

    tenho um amigo que trabalha em um hotel aqui em recife,na maioria das vezes ele trabalha de madrugada. Em um certo dia às 02:30 da manhâ, como não tinha o que fazer, começou a gravar uma música no celular, e no meio da gravação surgiu uma voz feminina(ele me confirmou que estava sozinho!). Não dá pra entender o que é dito. Já coloquei no AUDACITY, separei o trecho do áudio, mas não pra entender. Esse é o principal motivo de ter buscado a ajuda de alguém que entenda do assunto. Teria alguma possibilidde de vc ouvir o áudio ? Qualquer coisa, favor entrar em contato pelo e-mail.

  8. Esqueci de colocar meu e-mail : Alexandre.ribeiro@vazao.com.br

    Desde já agradeço.

  9. Eu o começando agora. Me amarro em fantasmas , espiritos, comecei a me aprofundar nu assunt quando tirei uma foto da mulher do meu tio e apareceu uma coisa muito estranha, quando queiser ver a foto é so add no msn, bano_boladao@hotmail.com, se tivérem umas fotos assim, me passem tbm

  10. rebelheartbr disse:

    Alexandre, respondendo sua pergunta, vc ja pensou em mandar a gravação pro pessoal da Unicamp? sei que eles tem um setor especializado em identificação de sons e coisas do genero. Eu particularmente não conheço nenhum programa específico pra esse fim. Tente entrar em contato com o pessoal de audiovisual da unicamp e mandar a msg pra eles.

    abçs e espero ter ajudado.

  11. acabei de assistir o filme e vim pesquisar sobre isso na internet…. vi na televisao, entao nao deu para ver os extras… mas fala serio,…

  12. L. A. Wanderley disse:

    Também acabei de ver o filme na TV. Estou só lendo p/ conhecer mais, mas o alcir me inspirou a escrever algo.
    A energia dos espíritos é conhecida há tempos, e o filme deixa transparecer mesmo no enredo algumas coisas que são “via de regra”, como ao dizer que 1 a cada 12 contatos são de cunho ameaçador; ou que, ao entrar em contato com a esposa, a personagem também abriu contato com algo ruim.

    O Discovery apresenta uma série, não lembro o nome, acho que é “paranormal”. Um exemplo da energia dos espíritos foi dado num caso em que caçadores de fantasmas foram ao cemitério investigar fenômenos, e o filho de uma investigadora foi pela primeira vez, usando um instrumento de metal daqueles semelhante ao de achar água. Porém, este acabou sendo perseguido pelos espíritos e acabou sendo possuído.
    É importante saber que, sempre ao mexer com qualquer coisa deste tipo, o usuário deve manter o coração cheio de bondade e tranquilidade, evitando o medo; e, se possível, se agarrar sempre à figura de Jesus Cristo.
    Sou bastante curioso e pesquiso muitas coisas, desde pequeno, ao ponto de obter certeza da existência de diferentes espécies de extraterrenos; mas nunca tive curiosidade de mexer com essas coisas tipo jogo do copo etc. No filme exorcista, aliás, é isso que abre o portal para a possessão.

    Deixei aí meu msn, caso alguém queira conversar sobre o assunto.

  13. L. A. Wanderley disse:

    luis_o_piedoso@hotmail.com

    pensei que ao escrever nos dados já sairia o e-mail, mas pelo jeito é só para notificações do site…

Deixe um comentário

Nuvem de tags

