Confissões de um coração rebelde…

Pura Covardia

Vivemos numa onda de baixa autoestima.


A empresa onde trabalho nos ultimos meses tem sentido o efeito da retração da economia bem como o fato de uma de nossas concorrentes ter tomado de assalto boa parte de nosso mercado. Com essas e outras, a empresa lançou uma proposta de redução de jornada de trabalho com redução de 25% do nosso salário por 3 meses e pode ser prorrogada até que a situação melhore. Caso a proposta não seja aceita, a empresa iria eliminar 1 turma, cerca de 60 pessoas e passaria a trabalhar de segunda a sexta, mas manteria o salário das pessoas que ficassem. A votação acontece hoje.


Isso será péssimo para todos, pois nossas contas mensais não vão diminuir, irão aumentar as dívidas, o mercado vai se retrair mais ainda pois terá menos dinheiro em circulação, sem contar o fato de que muitos podem perder seus carros e outros bens.


O mais incrível é que parece que a maioria das pessoas está preferindo aceitar isso, mansamente com medo de serem demitidas. Então elas aceitam se sujeitar a isso. 


Venhamos e convenhamos, a empresa está tomando essa atitude por que é a melhor para ela financeiramente, por que se ela achasse que demitir fosse a forma mais econômica de lidar com isso, ela o faria. Mas não, demitir gera encargos trabalhistas, multas, avíso prévio… Diminuindo a jornada, ela diminui o dinheiro gasto com salários, com encargos, com o transporte dos funcionários, com a refeição… enfim, um grande negócio para eles. Só que ninguem vai arcar com as nossas contas e com o que vai faltar em nossas mesas todo mês. Tomando essa atitude, somente a empresa sai beneficiada.


É incrível ouvir as pessoas dizendo: “É melhor pingar do que faltar…”


Isso para mim é covardia, sindrome de incompetência.


Nós não somos arvores, não temos nenhuma raiz fincada no chão da empresa. Somos prestadores de serviço, trabalhamos e em troca recebemos, e se um dia essa relação ruir de um dos lados, nós temos que seguir o rumo de nossas vidas.


Por que tanto medo de ser demitido? Será que todo mundo que está alí é tão incompetente assim a ponto de não conseguir um trabalho? Ou será pura preguiça e comodismo, falta de vontade de ter que se esforçar em busca de uma nova colocação? Começo a achar que é muito disso.


Dessa vez eu sinto muito. Eu voto pelo “não” não quero diminuir meu salário, nem posso. Não tenho medo do desemprego, pois sei de minhas qualificações e não tenho medo de mudar se for preciso.


As pessoas precisam perder esse medo idiota de enfrentar as situações e o mundo, precisam aprender a tomar uma posição na vida, a se defender. Parar de se sujeitar a qualquer coisa qhe lhe é imposta.


Aprendam a dar a cara a tapa. Arriscar. Melhorar. Coloquem-se em primeiro lugar.


Deixem de ser covardes. Deixem de acreditar que o que tem hoje é o melhor que pode conseguir, não se limite mais.


O mundo tem muitas oportunidades e muitas portas que podem ser abertas pra você, basta você deixar de ser bunda mole e submisso e passar a procurar por elas.


Por RebelHeartBR

Anúncios

Comentários em: "Pura Covardia" (3)

  1. Pois é assim o capitalismo. A mais valia (lucro com a exploração da força de trabalho x preço do produto) sempre será a mola mestra. Logo, se pagam menos lucram mais. É assim desde que inventaram o tear a vapor.

    Abraços,
    Jorge Alberto

    • rebelheartbr disse:

      Jorge, infelizmente as pessoas se acovardam muito diante desse tipo de situação, e ao invéz de reagir, se retraem e aceitam tudo numa boa… Resultado da votação na minha empresa: 212 a favor de redução e 55 contra.

      abraços

  2. Temo que, ao prevalecer a redução de salários, os mesmos fiquem retraídos durante um longo período, mesmo após o fim (haverá?) da tal crise que não criamos.

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: