Confissões de um coração rebelde…

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
 

Vovô corre aqui! Explica-me como essa figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou, caiu com o vento e com a chuva… este bambu é tão fraco e continua de pé?

 
Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

 
A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

 
Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.

 
Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

 
A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

 
A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” (e não de eu’s). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

 
A sexta verdade é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.

bambu

Livro: Buscado as Coisas do Alto

Comentários em: "As 7 Verdades do Bambu" (30)

  1. Nossa que achado!
    Acho esta história magnifica. Depois de ter conhecido ela por algum tempo, desejei ser um destes bambus.
    Bjos amada, amo vc.

    Ca

    • A história é linda mesmo… Todos deveriamos ser como os bambus, e vc ja é… 🙂 😀

      Beijão minha linda, tb amo mto vc…

  2. Não conhecia por completo a história. ó tinha visto uma parte. Interessante.

    Abraço

  3. Olá,

    Parabéns, pela escolha do texto realmente ele nos fortalece, faz um chamado para que sejamos melhor, e humildes.

    Beijos.

  4. Nós temos q esta sempre com Deus.

  5. rose alves disse:

    sugiro ouvirem “como bambu no getsemani” do mesmo autor
    maravilhoso

    http://www.4shared.com/get/243754390/c6b2b17e/Padre_Leo_scj_Como_bambus_no_G.html

    baixem

  6. Rosânia Nolasco disse:

    Amei a história do bambu,copiei e pus na geladeira pra me ver todos os dias;tem sido uma motivação pra ser melhor cada dia.Bjooos

    • É rosânia, as vezes a vida nos ensina valiosas lições e mesmo assim insistimos no caminho mais dificil, que bom que vc está conseguindo fazer o seu melhor. Continue firme.

      bjs

  7. Éuma liçao de vida.Ensina sermaos mais humildes.

  8. LUCIA MOREIRA disse:

    muito linda a estoria,tudo com humildade e sabedoria bjss amo vcs

  9. GILBERTO ALVES disse:

    MUITO BOM

  10. Hernane disse:

    Essa história deveria ser nosso livro de cabeçeira,a lição que ela nos ensina é que sem Deus somos como aquela figueira,tentamos enfrentar nossos problemas sozinhos ao invés de nos apegarmos ao nosso unico amigo JESUS esse sim é o CARA.

    Hernane Rosa
    hernanerosa@globomail.com

  11. Letícia disse:

    Gente eu tbem achei a historia mt linda, mas queria saber oq esse texto significa para vcs.
    Bj
    Letícia

  12. Letícia disse:

    Gente preciso dessa resposta urgente pois eu estou muito curiosa. por favor alguem me responde???????

  13. Letícia disse:

    gente me ajudaaa, tem um ladrao aki na minha casaaaaaaaaaa
    oq eu facoooooo?????????????????????????????????????????

  14. Adorei a história acho que sou parecida com o bambu com exceção não tenho raízes profundas.Um feliz ano novo Lucia

  15. que linda historia parabens por passar isso pras pessoas

  16. Patricia probst disse:

    Achei linda a explicação e muito verdadeira,estamos sempre preocupados com coisas futeis q acabamos nos esquecendo do principal, agradecer a Deus por tudo q nos da a humildade,o amor e a união forao presentes divino. Bjs

  17. amei… vou passar adiante, pois assim, pede meu coracao…

  18. Patricia de Jesus Sa disse:

    Entendi que nosso socorro sempre virá do alto.

Deixe um comentário